Aurora Boreal
Tema: Aurora Boreal
Nome: Aline 01
Nome: Priscila 32
Introdução
Nesse trabalho, falaremos sobre a Aurora Boreal, como acontece e suas características.
Aurora Boreal
A aurora aparece tipicamente tanto como uma cortina estendida em sentido horizontal como com um brilho difuso. Algumas vezes são formados arcos que podem mudar de forma constantemente. Cada cortina consiste de vários raios paralelos e alinhados na direção das linhas do campo magnético
Como é formada?
A aurora polar terrestre é causada por prótons e elétrons e partículas alfa, sendo que a luz é produzida quando eles colidem com átomos da atmosfera do planeta (oxigênio e nitrogênio principalmente).
Onde ocorre?
As auroras geralmente são confinadas em regiões de formato oval, próximas aos pólos magnéticos.
Como os pólos magnéticos e geográficos do nosso planeta não estão alinhados, da mesma forma as regiões aurorais não estão alinhadas com o pólo geográfico. Os melhores pontos para a observação de auroras encontram-se no Canadá para auroras boreais e na ilha da Tasmânia ou sul da Nova Zelândia para auroras austrais. Além de haver aurora nos pólos terrestres também existe em Marte, Júpiter,Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio (que também são magnéticos) e ambos possuem grandes cintos de radiação.
Como são formadas as cores?
Os átomos de oxigênio de modo geral formam luzes com tonalidades variadas, no entanto as predominantes são o verde e o vermelho. O fenômeno também pode ser visualizado com uma iluminação ultravioleta, violeta ou azul que são originadas dos átomos de nitrogênio.
Conclusão
A aurora polar é um fenômeno óptico que ocorre nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas