aurora boreal
Ao longo de centenas de anos, a raça humana tentou desvendar os mistérios da natureza. As Auroras Boreais foram um desses maiores mistérios. Como se explicava os brilhos, umas vezes esverdeados, outras em tons vermelhos, em várias regiões da terra, em momentos específicos do ano, enquanto noutros lugares, os céus permaneceram completamente inalterados? Com a evolução da tecnologia, desvendamos esse mistério e conseguimos explicações científicas sobre a causa destes fenômenos.
O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem a deusa romana Aurora e seu filho Boreas.
Além do planeta terra, este fenômeno pode ser visto em
Júpiter, Saturno e Marte.
*A aurora boreal é um fenômeno que ocorre nas regiões polares do nosso planeta; podem ser visualizadas no período noturno ou no final de tarde, nas regiões onde ocorrem.
*Elas ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Quando ocorre no pólo norte é chamado de
Aurora Boreal; se ocorre no sul, chama-se Aurora Astral, esta é a principal diferença entre as duas Auroras.
*Nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro estes fenômenos são mais comuns.
*A aurora pode aparecer na forma de faixas horizontais e formas circulares, porem sempre alinhados ao campo magnético terrestre.
*Durante tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares, que influenciam na aparição das aurora mas porem, interferem em satélites e meios de comunicação, alem de sistemas eletrônicos. *Trata-se de um fenômeno luminoso gerado nas camadas mais elevadas da atmosfera (400 a 800 quilômetros de altura) e observado com maior freqüência nas regiões próximas aos pólos do planeta.
A aurora ocorre quando partículas elétricas (fótons e elétrons) provenientes do Sol chegam às vizinhanças da Terra e são atraídas por seu campo magnético. *Ao alcançarem a atmosfera, essas partículas se chocam com os