Aurora Boreal
A aurora boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra. Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circular. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.
Curiosidade: O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.
Sol da Meia-Noite
O sol da meia-noite é um fenômeno q ocorre nas proximidades dos pólos terrestres, durante o verão, quando o sol pode ser visto 24 horas por dia. Isso acontece a cada seis meses. O eixo da Terra em relação ao sol se inclina para um lado e depois para o outro, isso faz com que nos pólos, durante a cada verão, a noite praticamente deixa de existir. Isto ocorre durante os meses de outro a março, no pólo sul, e no pólo norte é de abril a setembro. Por tanto nos países da península das Escandinávia (Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca). Durante o verão nunca anoitece completamente na costa da Noruega.
O Povo da Noite Polar
Acostumados com o frio, eles não se apertam no inverno, época do ano que a dura sei meses. Nessa estação a temperatura beira os 10 graus negativos e o sol permanece abaixo da linha do horizonte, mantendo o dia e a noite escuros. Chama à atenção a extraordinária capacidade de adaptação desse povo ao mundo moderno; não tem nem um problema em conviver com a