Administração
Gostaria de falar sobre esse tema, não na visão do especialista em RH, e sim pela experiência de quem sofreu na pele o problema - os entrevistados; pessoas que erraram e acertaram em suas entrevistas de emprego.
Uma entrevista de emprego na maioria das vezes é uma experiência injusta e desigual. De um lado, um profissional empregado e em sua zona de conforto. Do outro lado da mesa, uma pessoa fora de sua área de conforto, com contas atrasadas e precisando desesperadamente daquela vaga. Não foi assim com você? É essa desigualdade que acaba derrubando muitas pessoas. Vejamos algumas dicas.
1- Seja você mesmo, não invente.
Na tentativa de agradar o entrevistador, alguns candidatos tentam ser o que não são. Apenas se estiver concorrendo a uma vaga de ator, desconsidere esse conselho.
2- Entre para a entrevista confiante.
Caso não o contratem, pior para eles. Nós sabemos que muitos candidatos não são selecionados, não porque não se enquadraram no perfil. Há outras razões, como, cartas marcadas, incompetência do entrevistador, mudança de última hora por parte da empresa contratante etc. A culpa pode não ser sua.
3- Aprenda a vender a si mesmo.
Muitos profissionais não sabem vender-se, tem dificuldades em falar sobre suas habilidades e pontos fortes. Pense com a cabeça de um bom vendedor. Pense em vantagens e benefícios. Por exemplo, quais as vantagens que a empresa terá em contratá-lo? Que benefícios isso gerará? Se você é bom no trabalho em equipe, isso é uma poderosa vantagem. Benefícios: Projetos entregues no prazo, melhora nos resultados dos trabalhos, melhora no comprometimento etc.
4- Por favor, nunca minta.
Já dizia minha avó que a mentira tem pernas curtas. Eu já acho que ela não tem pernas. Mentir numa entrevista, até pode dar certo. No entanto, tenha certeza que quando for descoberto, o resultado será desastroso para o mentiroso. Você sempre terá que contar uma nova mentira