Projeto Pelotoes
Escolha o feijão para eliminar as pedrinhas. Em seguida, coloque na panela de pressão, lave, mexendo na água com as mãos. Jogue a água suja. Cubra os grãos com bastante água, tampe a panela, e deixe de molho de 12 a 24 hs. (Eu costumo fazer isso na hora que preparo o café da manhã).
No outro dia, abra a panela, certamente vc vai sentir um cheiro forte, pois os grãos entraram em processo de germinar, o que é muito bom, pois além de amaciar o feijão, o grão eliminou os fitatos. Eu costumo desprezar esta água. Coloque 7 ou 8 xícaras de chá de água. Feche a panela, e leve ao fogo médio. Ah se gostar de louro coloque uma folhinha para cozinhar junto. Quando iniciar a pressão, conte 8 a 10 minutos. Terminado esse tempo, desligue a panela, e deixe a pressão sair sozinha, pois assim o feijão vai terminar de cozinhar.
Quando a panela esfriar completamente, vc pode abrir para congelar uns potinhos, lembrando de não encher até em cima, deixe pelo menos 2 cm de folga, pois qualquer produto expande, ao congelar. Leve ao freezer. Congelamos o feijão assim, cozido e sem sal. Você vai temperá-lo na hora que for usar.
Detalhe: na hora de usar o feijão congelado, lembre disso um dia antes, tipo à noite. Você tira do congelador e coloca na geladeira, para o processo acontecer naturalmente. Não use o microondas ou água quente para descongelar potes de plástico; plástico aquecido = substâncias cancerígenas, mas isso é outro papo.
Agora vai lá temperar o feijão, com cebola, alho e cebolinha verde picadinhos, refogado num óleo de girassol. Não exagere no sal heim! para essa quantia toda de feijão usamos menos que 1/2 colher de sopa de sal, então para cada potinho que você descongelar, salgue com pitadas de sal, e experimente, até aprender a dosar.