Aula
Trabalho realizado por:
Gonçalo Marques nº 9
Marcelo Dias nº 17
Tomás Dias nº 30
Introdução
O nosso grupo vai falar acerca da transformação do pescado, porque nos interessa a todos os membros do grupo e é um tema que nos suscitou algumas dúvidas. Achámos este tema invulgar e decidimos trabalhá-lo. Vamos falar sobre o que é a transformação do pescado, quais os factores que influenciam ou estão envolvidos nessa mesma transformação, os benefícios e prejuízos, as riquezas que gera em Portugal.
Benefícios e prejuízos A actividade da transformação do pescado é muito importante em Portugal pois gera muitos benefícios tais como:
- O aumento do consumo de peixe.
- Maior atracão das rotas do pescado
- Aumento do PIB
-Mais emprego.
Ma como todas as actividades , esta também tem alguns prejuízos como :
- O aumento da poluição
- Aumento da poluição marítima
- Diminuição das especíes de peixe
- Grandes custos de investimento
O que é a transformação do pescado?
O termo processamento do pescado refere-se aos processos associados com o peixe e seus derivados no tempo em que o peixe é apanhado ou colhido, e no tempo em que o produto final é entregue ao cliente. No entanto o termo refere-se especificamente ao peixe, em prática é expandido para cobrir quaisquer organismos aquáticos colhidos para fins comerciais, sejam apanhados nas pescarias selvagens ou nas colheitas provenientes da aquacultura.
O que está envolvido no processo de transformação do pescado?
Depois de ser pescado no alto mar, o peixe é transportado por um navio até ao porto. Alguns peixes não chegam a sair da lota (local onde se vende peixe acabado de pescar). Quando chega ao porto, é transportado até á fábrica onde é salgado, ou coberto de azeites ou gorduras para evitar que se estrague. De seguida é embalado e transportado para os hiper/supermercados para serem