Aula
Dinâmica de Grupo
Histórico
Desenvolvimento
Denice Bortolin Baseggio
TÉCNICA
Primeiro Momento
O que mais gostaram no curso?
Como você se vê trabalhando no futuro?
Agora
você irá trabalhar de forma individual, na
busca de gravuras que representem o que você pensa sobre as questões levantadas.
Segundo Momento
1- Que tipo de psicólogo quer ser?
2- O que você tem que TER para ser o psicólogo dos sonhos?
3- O que você tem que FAZER(atitudes)?
4- Quanto TEMPO levará para conquistar?
Entregar por escrito essas três questões, mas antes apresentá-la ao grande grupo.
Histórico
As grupoterapias surgiram em 1905 com o tisiologista americano Pratt, que em uma enfermaria com mais de 50 pacientes tuberculosos, criou de forma voluntária o método classes coletivas que consistia em uma aula prévia, ministrada pelo médico sobre a higiene e os problemas da tuberculose, seguida de indagações realizadas pelos próprios pacientes e da sua livre discussão com o médico.
Nessas reuniões, os pacientes mais interessados nas atividades coletivas e na aplicação das medidas higienodietéticas eram
premiados com o privilégio de ocupar as primeiras filas da sala de aula. Esse método, que beneficiou muitos pacientes, está baseado na identificação dos doentes com o médico, compondo uma estrutura familiar-fraternal e exercendo o que se conhece hoje como função continente do grupo.
Primeiro registro de grupoterapia registrada na literatura especializada e que serviu de modelo para a formação de outros grupos (AA)- retomando na àrea de iniciação medicina ex. trazer um participante do AA para falar no grupo.
Teóricos
Além do já citado autor, Freud também contribuiu para o entendimento dos grupos no decorrer de sua obra, e também em seus cinco escritos: “As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica (1910)”; “Totem e Tabu (1913)”; “psicologia das
Massas e Análise do Ego (1921)”; “O Futuro de uma Ilusão
(1927)” e “Mal-estar