Proposta De Reda O De Portugu S
O desafio de se conviver com a diferença Dentre tantos desafios da nossa vida, um grande é encarar as diferenças e, as indiferenças que praticamos e nos vem para refletirmos. Mesmo em um texto, nele vai estar imprimido características de uma cultura e uma forma de pensar que acabasse se adquirindo na sociedade em que se vive e por seguinte quando deparamo-nos com algo que não está incutido no nosso meio, a primeira reação muitas das vezes é repudiar e desvalorizar o mesmo, tornando-se mais complexo ainda quando temos que conviver com isso diariamente e não só algumas vezes. A meu ver, as pessoas de diferentes culturas,a cor da cútis delas, religiões e etnias são mais que amostras de coisas desse mundo de meu Deus, de meu guia, de meu orixá, elas são verdadeiras oportunidades de enriquecimento humano e espiritual. E como pensar assim já que não é dessa forma que nos ensinam e saímos de ‘’ fabrica’’ com esse olhar critico pra quilo que não deve ser discutido e implantam como um dogmatismo para assuntos da sociedade que deveria verdadeiramente ser colocados em pauta, como o respeito e mais, a moral e ética já desde pequenos os mais velhos serão exemplos e como espelhos iremos imitar-los.
Para o filosofo Henri Bergson, tanto a explicação da vida em sociedade como da verdadeira moral passam pela existência daquilo que denominamos sentimento religioso. Assim podemos pegar como exemplo as religiões que o mesmo livro sagrado que fornece esse alimento espiritual, dita também algumas leis a serem seguidas que gira em torno da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar, à guerra e ao meio ambiente. O filósofo chama-nos à contemplação da natureza humana, demonstrando-nos a eminente dignidade da pessoa, o direito de todos ao respeito.
Portanto, o respeito é fundamental e considero tão importante quanto convencer o leitor do que estou falando, desta forma deixo que o mesmo