aula prática bromatologia
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS DE BROMATOLOGIA
Profª Drª Maria das Graças Assis Bianchini.
Cuiabá – MT
2012
NORMAS TÉCNICAS DE FUNCIONAMENTO DO
LABORATÓRIO DE QUÍMICA BROMATOLÓGICA
1. REGRAS DE SEGURANÇA
1.1. Ao manipular um reagente pela primeira vez, informar-se sobre a toxicidade e outros riscos que envolvam essa manipulação, consultando tabelas, rótulos, fichas de informações sobre produtos químicos e/ou literatura especializada.
1.2. Não trabalhar com material imperfeito, principalmente vidros que tenham arestas cortantes. Todo material quebrado deverá ser desprezado.
Obs.: Quando ocorre quebra de algum material durante as aulas avisar o professor ou técnico responsável
1.3. Usar avental constantemente no laboratório, mas não é recomendável permanecer com ele fora do laboratório, especialmente durante as refeições.
1.4. Sempre adicione ácidos à água, nunca água à ácidos;
1.5. Rotular, identificando e datando todos os frascos de solução ou reagentes que preparar.
1.6. Não retornar os reagentes P.A. Aos vidros primitivos, mesmo que não tenham sido usados. Coloque os sólidos em um recipiente especial para refugos químicos. Os líquidos, quando não forem inflamáveis, podem ser despejados na pia, com bastante água corrente.
1.7. Ter muita cautela quando for testar um produto químico por odor; não coloque o produto ou frasco diretamente sob o nariz.
1.8. Trabalhar sempre sob a cabine de segurança química (capela), que é um sistema de proteção coletiva, ao realizar operações com produtos voláteis, ao trabalhar com substâncias de composição desconhecida e ou quando haja a possibilidade de formação de poeiras, névoas ou fumaça. Utilizar a capela sempre que for trabalhar uma reação que liberte fumos venenosos ou irritantes.
1.9. Informar, sempre sobre a localização e maneira correta de utilizar equipamentos