Aula de separação de misturas
1. Resumo
2. Objetivo Geral
3. Introdução
4. Descrição dos materiais usados no laboratório
4.1. Descrição dos materiais usados
4.2. Descrição das substâncias
4.3. Descrições do Procedimento
5. Resultado e discursão
6. Conclusão
7. Bibliografia
1. Resumo
As maiorias das substâncias produzidas por reações químicas ou extraídas da natureza se encontram em algum tipo de mistura. Seja em solução homogênea ou heterogênea. Nesse contexto, o grande desafio é encontrar meios de identificar e separar as substâncias a fim de obter o produto desejado.
Neste trabalho, está descrito o procedimento experimental de caracterização e identificação de misturas homogêneas e heterogêneas quanto ao numero de fases e de componentes. Também descreve os procedimentos experimentais de separação por filtração, separação magnética e evaporação.
2. Objetivo
Aplicar as técnicas de separação adequadas para cada tipo de mistura, após a identificação de cada componente da mistura ter recebido a classificação adequada.
3. Introdução
Falaremos do processo usado para efetivação da separação de misturas, usando de procedimento simples feito em laboratório.
Identificar e classificar as misturas em homogênea e heterogênea;
Realizar o processo de filtração de uma mistura sólido-líquido;
Realizar o processo separação magnética entre a areia e a limalha de ferro;
Realizar o processo de ebulição e evaporação para o cloreto de sódio e água.
4. Descrição dos materiais usados no laboratório 4.1 Equipamentos
a. Proveta
Recipiente usado para medição do nível de solução aquosa usada no experimento.
b. Becker
É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.
c. Espátula
Utensílio usado para manipular cada substância que será usada na atividade, servindo especificamente nessa para auxiliar na medição da quantidade de cada substância a