aula de conceito de letramento
Aula 06
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 06: Letramento(s) – trajetória conceitual
Objetivos: Discutir o conceito de letramento(s), observando sua trajetória conceitual e a passagem do termo no singular para o plural.
Como surgiu o conceito de letramento?
O termo letramento, embora tenha aparecido em textos acadêmicos brasileiros na década de 1980, ainda é desconhecido, até mesmo para profissionais ligados à educação. Sua trajetória conceitual foi desenhada a partir de estudos e análises de práticas que revelaram a insuficiência do termo alfabetização e das práticas relativas a ele, para a formação de um sujeito proficiente nos usos sociais da leitura e da escrita (inicialmente).
Hoje em dia, muitos estudiosos entendem que se lê em diferentes linguagens e não somente na linguagem escrita.
Estudos sobre a leitura e sobre o que chamamos de saber ler e escrever foram fundamentais à construção do conceito de letramento, conforme veremos neta aula. Durante muito tempo, a leitura foi conceituada como capacidade de decodificação, ou seja, de extrair e juntar os sons representados pelas letras.
Associada a isso, a concepção de textos, sobretudo dos destinados ao ensino da língua escrita, era igualmente restrita. O aluno era colocado em contato com textos que visavam exclusivamente ao ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA).
Nestas concepções, o aluno tinha contato com textos que não tendiam a uma comunicação com um interlocutor real, que não visavam à formação de um leitor proficiente de textos que circulam na sociedade na qual ele