Aula de Campo
A cidade de Lençóis está localizada na região nordeste do Brasil, centro do Estado da Bahia, região centro oeste da Chapada Diamantina, na Serra do Sincorá, a 410 km da capital Salvador. A mesma é formada por uma rica biodiversidade e insere-se no Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Foi produtora mundial de diamantes e a terceira cidade mais importante da Bahia, tornando-se entreposto comercial de exportação de produtos minerais para a Europa e de importação de artigos de luxo, a ponto de ter se instalado na cidade um vice-consulado da França para facilitar o comércio. É nessa época de acelerado desenvolvimento que surgem na cidade os primeiros sobrados e as construções mais elaboradas da cidade.
A descoberta de minas de diamantes na África do Sul e a simultânea escassez de pedras na região levam a um abandono do comércio e do garimpo, levando a um período de decadência e de grande crise econômica. A plantação de café, e mais tarde, a extração do carbonato ajudaram a retomar em parte a economia da cidade. Atualmente tem uma economia baseada principalmente no ecoturismo e também no artesanato, que é feito utilizando matéria prima local, como os minerais, o que enriquece ainda mais a cultura de Lençóis.
Lençóis possui um conjunto arquitetônico e histórico bastante rico e interessante, tendo conservado muito das suas características originais, além de estar situada em uma região de serras, na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, de uma deslumbrante beleza natural.
Durante o percurso foi possível observar a mudança na paisagem, e sua vegetação variada, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora