Aula 7
- Grandes vias internacionais de transporte.
Os transportes são essenciais no mundo globalizado, servindo para transporte de recurso dos lugares onde eles são abundantes até onde esses são escassos. O aumento das vias de tráfego ocorreu principalmente depois da Segunda Guerra Mundial. Além desse aumento houve também uma diminuição no custo por unidade de produto transportado.
*Transporte Marítimo.
Com a expansão da globalização o transporte marítimo intensificou-se no comércio mundial sendo responsável por cerca de 80% da circulação de mercadorias. Os principais portos do mundo se localizam de acordo com o volume atividade produtiva e às necessidades de troca de cada hinterlândia.
*Principais portos.
Os principais portos se concentram no Atlântico Norte e no Pacífico. Até a década de 1980 os principais fluxos eram entre América do Norte e Europa Ocidental. Posteriormente o Oceano Pacífico ficou destacado pelo aumento dos fluxos, principalmente devido à ascensão dos Tigres Asiáticos e da economia chinesa.
*Fatores de risco.
O principal fator de risco que as embarcações podem causar é o derramamento de petróleo e combustível nas áreas do oceano. Quando grande quantidade de combustível é derramada temos a chamada maré negra. Há também o problema da pirataria, onde grupos armados assaltam e seqüestram navios.
-O papel das ferrovias.
Fruto da Primeira Revolução Industrial foi a primeira inovação em tecnologia de transportes e pode ser considerado responsável por uma série de transformações. A implantação desse novo sistema dependeu do contexto geográfico de cada região, e podemos distinguir três tipos de ferrovia de acordo com sua utilidade.
Linhas de penetração: Tem como objetivos ligar uma área de produção de matéria-prima aos portos de escoamento.
Linhas locais: criadas para atender regiões industriais densamente povoadas.
Linhas transcontinentais: ligadas à conquista e ocupação do território e foram implantadas