aula 7
1.Quais são as atribuições e competências do Assistente Social dessa área, e quais os principais desafios profissionais enfrentados?
R: Sou assistente social de uma ONG, a qual presta serviço para Prefeitura. O foco é ofertar serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas,cumprimento de medidas socieducativas em meio aberto,etc).Fazemos a articulação no território que é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida. Os principais desafios são enquanto rede, pois sempre dependemos de outros serviços para se atingir o objetivo desejado e a grande demanda afeta na qualidade do serviço prestado.
2. Existe algum planejamento de ações ou projetos para seu trabalho, e como eles são implementados?Há metas a cumprir?
R: Onde trabalho o foco é a escuta qualificada, visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e principalmente priorizando a autonomia do usuário. Todos os casos são discutidos com toda a equipe técnica, visando buscar alternativas e intervenções pertinentes. Não temos meta e sim um limite de famílias atendidas por técnicos de acordo com o convênio do serviço, porém devido a grande demanda há uma sobrecarga de famílias atendidas.
3. Diante da atual conjuntura do país, o trabalho do Assistente Social é extremamente importante para auxiliar os cidadãos no enfrentamento da Questão Social. Você acha que mesmo com esta responsabilidade, o Assistente Social é reconhecido perante a sociedade e as instituições sejam elas privadas ou governamentais?
R: Sim, porém ainda estamos longe do ideal. Nos dias atuais ainda escuto “Nossa, precisa de faculdade para ser assistente social?” Fato que não se restringe somente aos usuários do