Nelson Mandela
Resenha do filme “ Invictus ”
Prof:
Nome do aluno:
Caxias do Sul, 23 de abril de 2014.
O filme conta uma história de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação. Mandela, mesmo depois de sair da prisão, não tem esse instinto de vingança. Diferente de muitas pessoas que trabalham para ele.
Em 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Victor Verster, depois de 27 anos passados na mesma. Quatro anos depois, Mandela é eleito para ser o primeiro presidente negro da África do Sul. Sua presidência enfrenta enormes desafios na era pós-Apartheid, incluindo a pobreza galopante e o crime. Mandela está particularmente preocupado com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência. A má vontade que ambos os grupos mantêm uns com os outros é vista até mesmo em sua própria equipe de segurança, onde as relações entre os oficiais brancos já estabelecidos, que havia guardado antecessores de Mandela, e as adições de negros para o destacamento de segurança, são frias e marcada por desconfiança mútua.
Se antes os negros não estavam satisfeitos com a presidência, agora são os brancos que não estão satisfeitos. Um treinador de rúgbi declara a seus atletas, todos brancos, que o país está largado aos cães enquanto do outro lado da rua, num campo de terra batido, a outra parte da população comemora a eleição de "um deles".
Mandela deve governar um país cuja uma parte da população não o quer lá. Essa é a sua principal preocupação, não por conta da sua imagem ou de sua popularidade, mas porque aquilo mostra a desunião de seu país. Antes de tudo ele quer uma única nação, e possui uma habilidade social incrível para fazer suas idéias se tornarem realidade.
O primeiro passo foi tentar expor sua compreensão de democracia para uma população que queria “vingança”. Depois, procurou saber onde estava a dificuldade dos Springboks e percebeu que se tratava de uma