Aula 5 Motiva O
Motivação: Necessidade ou desejo que energiza o comportamento e o direciona para um objetivo-127 horas.
Teorias de Motivação
- Teoria do Instinto e Psicologia Evolucionista: em vez de explicar os comportamentos humanos, simplesmente nomeavam os instintos, que seriam comportamento que apresenta um padrão fixo em uma espécie, que não é aprendido. Ex: estampagem, sucção dos bebês. A evolução pode influenciar fobias, comportamentos de ajuda e atrações românticas.
- Drives (impulsos) e Incentivos: Idéia de que uma necessidade fisiológica cria um estado de excitação que impulsiona o organismo a reduzir tal necessidade. A finalidade fisiológica da redução do drive.
- Não apenas somos empurrados por nossas “necessidades” a reduzir os drives, somos também puxados pelos incentivos-estímulos positivos ou negativos que nos atraem ou repelem.
- Histórias de aprendizagem individual influenciam.
- Alguns incentivos são reforçamentos primários, capazes de agir como recompensas independentemente de aprendizagem anterior. Por exemplo, um gosto adocicado ou uma sensação sexual podem ser agradáveis na primeira vez que são experimentados.
- Outros incentivos são reforçamentos secundários, que adquiriram seu status pelo menos em parte através de aprendizado sobre sua relação com outros eventos. Por exemplo, dinheiro ou ma boa nota. - Excitação Ótima: Alguns comportamentos motivados na verdade aumentam a excitação. Animais bem alimentados deixarão seu abrigo para explorar e buscar informação, aparentemente na ausência de qualquer drive baseado em necessidade.
- A motivação humana não busca eliminar a excitação, mas encontrar seus níveis ótimos.
-Sem estimulação, nos sentimos entediados e procuramos um modo de aumentar a excitação até um nível ótimo. Com estimulação em demasia vem o estresse, e então procuramos um meio de diminuir a excitação.
Hierarquia das Necessidades de Maslow
- Abraham Maslow (1970) descreveu essas prioridades como uma hierarquia de