AULA5 G
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Cursos: Engenharias da Computação, de Controle e Automação,
Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e de Telecomunicações
Disciplina: Tópicos de Gestão Ambiental
Profa: Glacianne Gonçalves de Oliveira Maia
UNIDADE III - A crise ambiental
OBJETIVO: Compreender a relação entre os principais componentes da crise ambiental.
UNIDADE III - A crise ambiental
03.01 - População;
O que é um problema ou conflito ambiental? Ou melhor, o que nós aqui chamaremos de problema ou conflito ambiental? Há diferença entre os dois?
UNIDADE III - A crise ambiental
03.01 - População;
Com intensidade crescente os seres humanos têm convertido bens naturais em bens de consumo. Sob este ponto de vista, pode-se entender que os problemas são socioambientais , pois dizem respeito ao impacto provocado no ambiente natural pelas sociedades humanas em sua trajetória histórica atual e, por sua vez, revertem em impactos sobre a qualidade da vida humana sobre o planeta.
Têm, portanto, um efeito bumerangue: tudo que fazemos ao meio ambiente volta para nós mesmos, modificando nossa qualidade de vida e comprometendo a possibilidade de nossa permanência na Terra.
UNIDADE III - A crise ambiental
03.01 - População;
No campo da gestão do meio ambiente, quando usa-se o termo problema ambiental, também atribuímos a ele vários sentidos. Pode ser referido a dificuldades (o problema da fiscalização em alto mar), à carência (o problema da falta de embarcações para fiscalizar em alto mar), a tarefas práticas (o problema da criação de uma Unidade de Conservação) ou a outros significados. Assim pode-se entender problema ambiental como:
“aquelas situações onde haja risco e/ou dano social/ ambiental e não haja nenhum tipo de reação por parte dos atingidos ou de outros atores da sociedade civil face ao problema” (Carvalho & Scotto, 1995).
UNIDADE III - A crise ambiental
03.01 - População;
De acordo com esta