Estatistica
Estatística Descritiva
Prof. Victor Hugo Lachos Davila
oO que é a estatística ?
Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são pessoas que coletam esses dados. •A estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para os governos • A situação evoluiu e esta coleta de dados representa somente um dos aspectos da estatística.
2
Definição de Estatística
A estatística é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.
3
Áreas da Estatística
1.- Estatística Descritiva 2.- Probabilidade 3.- Inferência estatística
4
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
A estatística descritiva é a etapa inicial da análise utilizada para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
5
PROBABILIDADE A teoria de probabilidades nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
6
INFERENCIA ESTATISTICA E o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.
7
Etapas da Analise Estatística
8
AMOSTRAGEM
Uma área importante em muitas aplicações Estatísticas é a da Tecnologia de Amostragem. Exemplos de Aplicação: • Pesquisa de mercado, • Pesquisa de opinião, • Avaliação do processo de produção, • Praticamente em todo experimento.
9
Amostragem Aleatória
Cada elemento da população tem a mesma chance de ser escolhido.
Amostragem Estratificada
Classificar a população em, ao menos dois estratos e extrair uma amostra de cada um.
Amostragem Sistemática
Escolher cada elemento de ordem k.
10
Amostragem por Conglomerados
Dividir em seções a área populacional,