Aula 5 Modelos Atomicos
Modelos Atômicos e Estrutura do Átomo
Breve histórico:
Os gregos, por volta do século V a.C., foram os primeiros a tentar explicar de que eram formados os materiais encontrados na natureza e como ocorriam suas transformações.
Leucipo e Demócrito, filósofos gregos, disseram que os materiais encontrados na natureza eram formados por partículas muito pequenas, invisíveis (a olho nu) e indivisíveis: os átomos.
Poucos acreditavam que os átomos Leucipo realmente existissem, principalmente quando Aristóteles, filósofo grego, discordou das ideias de Leucipo e
Democrito, afirmando que Empedócles, com sua teoria dos quatro elementos, era quem estava certo. Como Aristóteles tinha mais influência naquela época, essa teoria foi a que acabou vigorando por mais de 10 séculos!
Demócrito
Modelos Atômicos e Estrutura do Átomo
Durante muito tempo, o ser humano achou que tudo o que havia na natureza era formado por quatro elementos: água, fogo, ar e terra.
No século XVII, porém, o químico irlandês Robert Boyle mostrou que essa teoria, conhecida como teoria dos quatro elementos, estava errada e que tudo deveria ser realmente formado por átomos.
Teoria Atômica de Dalton
Em 1808, o inglês John Dalton elaborou a primeira teoria atômica, com base na ideia de átomo criada na Grécia e defendida por Boyle e também nas experiências de Lavoisier e Proust. Eis a seguir as definições de Dalton:
A matéria seria formada por átomos, que são esferas maciças, indivisíveis, imutáveis e que não podem ser criadas nem destruídas;
Átomos com tamanhos e massas diferentes apresentariam propriedades diferentes; Representação esquemática do modelo de Dalton: modelo da “bola de bilhar”
Teoria Atômica de Dalton
Átomos com tamanhos e massas iguais, e que têm, portanto, as mesmas propriedades, seriam átomos de um mesmo elemento;
Os átomos poderiam se unir, formando novas substâncias;
Numa transformação química, os átomos não seriam criados nem destruídos; seriam rearranjados