AULA 3
Nós estabelecemos redes sociais em diferentes esferas, como a esfera do trabalho, do lazer, da família, entre outras.
A globalização e, principalmente, a conexão do mundo por meio da internet potencializou esse tipo de organização, modificando-a.
Segundo Tomaél, Alcará e Di Chiara (2005, p. 94), a rede caracteriza-se por ser “uma estrutura não-linear, descentralizada, flexível, dinâmica, sem limites definidos e autoorganizável, estabelece-se por relações horizontais de cooperação”. estrutura sem hierarquia
As redes sociais da internet são caracterizadas por criarem vínculos que não se delimitam à fronteiras (SANTOS; AGUIAR, 2007), mas que são determinados por interesses comuns.
Dias e Couto (2011) afirmam que o que mobiliza o ingresso do sujeito nas redes sociais é a necessidade de se relacionar com o outro.
Estaríamos diante de uma linguagem mais próxima da fala ou da escrita? Podemos dizer que essa linguagem mantém as características atribuídas à linguagem escrita?
Quais elementos ela carrega da oralidade?
E o internetês, é uma nova língua que pode ameaçar a língua que conhecemos?
Estaríamos diante de uma linguagem mais próxima da fala ou da escrita?
Marcuschi (2005) afirma que fala e escrita podem se aproximar ou se afastar. Esse contínuo
É comumente utilizado nos espaços de interação entre os internautas, como os blogs, os bate-papos, as redes sociais, etc. inovações discursivas
O internetês é informal e contém elementos próprios da oralidade, além de ter características específicas, requeridas pelo espaço em que ele circula, como a sinalização de elementos paralinguísticos (expressões de sentimento por meio dos moticons e marcação de padrões rítmico-entoacionais).
Abreviação de palavras (td <tudo>, blz <beleza>, vc <você>, pq <por que>, q <que>, etc.) ou reduções próprias da oralidade (tá <está>).
1 – Considerando os estudos realizados a respeito de redes sociais, assinale os itens como V (verdadeiros) ou F (falsos).
A) F - a organização da