aula 10
Práticas psicológicas na área cível: vara da família.
Lógica Adversarial : significa afirmar conflito em que os envolvidos( pais) passam a ser adversários após separação ou divorcio litigioso. Quando o magistrado tem duvida de quem tem melhores condições de permanecer com a criança, geralmente o estado juíz solicita uma perícia psicológica afim de dirimir suas duvidas.
Tipos de Guarda:
Unilateral/tradicional
– É aquela em que um dos pais permanece com a guarda dos filhos e o outro tem dia e hora marcados para a visitação.
Ninhamento:
– É o tipo de guarda em que a criança permanece em uma residência e os pais se revezam durante um determinado período de tempo nos cuidados aos filhos
Alternada
– É aquela em que os filhos permaneceram, geralmente 15 dias com o pai, e posteriormente 15 dias com a mãe. Continuação:
Guarda conjunta / compartilhada tem por objetivo aumentar a responsabilidade daquele que não detém a guarda
Desde o inicio de a década de 90, mesmo ainda não constando no código civil, vindo a ser integrado a este em 2002, é usada a sanção da guarda compartilhada. A guarda compartilhada é constituída por um modelo de criação no qual os pais devem ser, presentes e de igual responsabilidade na vida do filho, vindo a participar de qualquer decisão que seja do interesse da criança ( uma viagem... um curso... uma cirurgia...), e também devem manter a criança sempre vivenciando experiências com o pai e com a mãe, evitando-se permanência durante longos períodos com apenas uma das partes.
(se o Babylonsinho fica uma semana na casa de um e uma semana na casa de outro a guarda passa a ser alternada.)
Alternadase alternam, não há continuidade
Para a guarda ser compartilhada não se pode dividir o tempo, pois se o principal objetivo da guarda compartilhada é aumentar a responsabilidade da parte que não detém a guarda, logo, este deve ser mais presente, mantendo-se frequentemente preocupado com o bem estar da