metabolismo
EXPERIÊNCIA: IDENTIFICAÇÃO AMINOACIDOS E PROTEINAS
SOBRAL/2013
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
MARIA DO SOCORRO SOUZA DA SILVA
EXPERIÊNCIA: IDENTIFICAÇÃO DE AMINOACIDOS E PROTEINA
Relatório de Pesquisa elaborado para fins observação de reações , na Faculdade INTA, atividade experimental realizada no laboratório de bioquímica.
SOBRAL- CE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAS E MÉTODOS 6
4.RESULTADOS 8
5. CONCLUSÃO 9
6. REFERÊNCIAS 11
1. INTRODUÇÃO
As proteínas são moléculas que participam de diversas estruturas de um organismo e são fundamentais para o bom funcionamento do corpo.
A molécula de uma proteína pode ser formada por milhares de aminoácidos unidos entre si por ligações peptídicas. Essas moléculas diferem-se umas das outras pelo número de aminoácidos unidos e pela sequência em que estão unidos. A sequência de aminoácidos é determinada pelo DNA e qualquer alteração em sua estrutura pode mudar a sequência de aminoácidos e, consequentemente, as propriedades da proteína. A “anemia falciforme” é um exemplo de doença causada pela troca de um aminoácido por outro, na sequência da proteína.
Diversos fatores podem mudar a forma de uma proteína e consequentemente deformá-la, desmanchando sua estrutura e fazendo com que ela perca as suas propriedades. Assim, dizemos que ocorreu uma desnaturação da proteína. É o que acontece quando há aumento da temperatura, ou alteração do pH. Em alguns casos, quando a desnaturação da proteína é leve, ela pode ser reversível, para isso basta diminuir a temperatura ou alterar o pH.
A seguir sugerimos um experimento simples em que será possível fazer a identificação de proteínas, moléculas tão importantes para o metabolismo dos seres vivos.
2. OBJETIVO:
Com esta experiência pretende-se observar reações