Aula 1. filosofia
- surge na Grécia, quando o homem passa a buscar uma explicação racional para o mundo.
- philos – amor + sofia = sabedoria “amor à sabedoria”
- PITAGORAS : (570ac) em vez de ser chamado de sábio dizia-se amante da sabedoria.
SÓCRATES (470AC) “só sei que nada sei, postura de humildade diante da vida. Conhece-te a ti mesmo.
- é um certo caminho da sua vida. A sabedoria é um caminho e maneira de vida. Os filósofos eram o exemplo da vida e a sabedoria objeto de seu amor. Vontade de saber unida a um respeito intelectual pela verdade.
- SABEDORIA: é o conhecimento certo das causas mais profundas de tudo, que abarca a própria vida do filosófo. Tem como função julgar e ordenar todos os demais conhecimentos.
- A ignorância é causa de desvios existenciais, mas a simples ciência não garante a retidão moral do homem. Daí se viver conforme os ditames da razão para se chegar à sabedoria.
→ MOTOR E OBJETIVO DA FILOSOFIA
- PLATÃO (427-347 ac) A filosofia começa pela admiração é ela que leva o homem a filosofar, pois traz consigo a curiosidade. (filosofia grega)
- Josef PIEPER (1904-1997) o ato de filosofar é provocado por um abalo que o homem sente diante do mundo e das coisas,quando ao começar a pensar, percebe que elas existem e são de um determinado modo, quando poderiam também ser de outro. O abalo é provocado pela filosofia, religião, morte, arte e amor.
- Hegel, idealismos (1770-1831), Descartes, racionalismo (1596-1650) . Colocam na dúvida o inicio da filosofia: duvidar de tudo para reconstruir todo o conhecimento, a partir da introspecção interior.
-MARX (1818-1883) A filosofia até agora só viu como tarefa sua interpretar o mundo: “trata-se agora de transformá-lo”. No entanto, para transformar as coisas é preciso conhece-las.
- WITTGENSTEIN (1889-1951) o objetivo da filosofia seria a aclaração lógica do pensamento, esclarecendo e delimitando o sentido dos termos usados na linguagem. Reduz a filosofia à lógica,