FILOSOFIA AULA 1
Professor Marcio Bulgarelli marciobulgarelli@outlook.com Etimologia (origem)
• lat. philosophĭa,'filosofia‘; gr. philosophía,as 'amor da ciência, do saber, do conhecimento', de phílos 'amigo, amante' e sophía 'conhecimento, saber'; significava no período pré-socrático o estudo teórico da realidade, o saber do sábio, amor e conhecimento do lógos 'verbo, palavra', que tudo rege e unifica, em contraposição à polymathía, polymátheia 'saber de coisas desconexas, saber que não ensina a ter compreensão', segundo Heráclito (c540 a.C.- c480), fragmento 40.
Filosofia - Definição
• Definição 1: amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância (significado da palavra ignorância: falta de conhecimento, falta de saber) [Definição do termo filosofia acima: atribuído ao filósofo grego Pitágoras no século VI a.C.).
Filosofia - Definição
• Definição 2: investigação da dimensão essencial e ontológica do mundo real, ultrapassando a mera opinião irrefletida do senso comum que se mantém cativa da realidade empírica e das aparências sensíveis (Platão).
Filosofia - Definição
• Definição 3: conjunto de especulações teóricas que compartilham com a religião a busca das verdades primeiras e incondicionadas, tais como as relativas à natureza de Deus, da alma e do universo, divergindo, entretanto, da fé por utilizar procedimentos argumentativos, lógicos e dedutivos (na dimensão metafísica).
Fonte: Houaiss - 2015
Filosofia - Definição
• Definição 4: pensamento inicialmente contemplativo, em que o ser humano busca compreender a si mesmo e a realidade circundante, e que irá determinar, em seguida, o seu caráter prescritivo ou prático, voltado para a ação concreta e suas consequências éticas, políticas ou psicológicas (no âmbito da relação entre teoria e prática).
Tipos de Filosofia
• Filosofia da identidade doutrina do filósofo alemão Friedrich Schelling (17751854), caracterizada esp. pela identificação, na dimensão do absoluto,