aula 1 defini o
A história da nutrição pode ser dividida em três fases:
1.
Naturalística (400 a.C. a 1750 d.C.)
As pessoas tinham ideias muito vagas
sobre os alimentos, surgindo vários tabus, poderes mágicos ou valor medicinal para os mesmos. 2. Químico-analítica (1750 e 1900 d.C)
Iniciada
pelo francês Antoine Lavoisier, considerado o "Pai da Nutrição", cujo trabalho, no século XVIII, abrangeu o estudo da respiração, da oxidação e da calorimetria, sempre relacionadas com a utilização da energia proveniente dos alimentos.
3. Biológica ( de 1900 até os dias atuais)
Visa
determinar as relações entre os nutrientes, seus exatos papéis biológicos, e as necessidades dietéticas humanas.
Até a metade do século XX - caráter curativo.
Essa tendência começou a mudar a partir da
Segunda Guerra Mundial, quando os Estados
Unidos passou a se preocupar com a resistência e a rápida recuperação de seus feridos nos campos de batalha, preocupandose com o aspecto preventivo.
CONCEITOS
NUTRIÇÃO (FAO/OMS)
É
a ciência que estuda as reações do organismo frente a ingestão de alimentos, as variações da dieta e outros fatores de caráter patológico ou geral.
NUTRIÇÃO
É o conjunto de processos por meio
dos quais o organismo vivo recolhe e transforma as substâncias sólidas e líquidas exteriores de que precisa para sua manutenção, desenvolvimento orgânico normal e produção de energia.
ALIMENTAÇÃO
Processo voluntário
e consciente pelo qual o ser humano obtém produtos para seu consumo.
ESTADO NUTRICIONAL
Situação do organismo resultante da ingestão de alimentos e de sua assimilação e utilização, assim como da ação dos fatores como agentes infecciosos ou parasitórios que interferem nesses processos.
DESNUTRIÇÃO
(FAO/OMS)
Estado patológico originado do consumo deficiente de alimentos e de uma ingestão calórica inferior aos requerimentos durante período prolongado: manifesta-se principalmente por alterações físicas, psicológicas e bioquímicas, alterações de