GESTAO DE NEGOCIOS
Matéria: Tópicos Avançados em Negociação
Professor: Marcus Randazzo
Capítulo: 16
Tema: Recurso e Estrutura
Grupo:
Alessandra Fiel
Daniela de Souza Silva
Fernanda Pinheiro da Silva
Gisele Furriel de Souza Gil
Lilian Mesquita dos Santos
Luan de Azevedo Silva Braga
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
RECURSO E ESTRUTURA 5
FASES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO 9
CONCLUSÃO 11
TESTE: QUAL SEU NÍVEL DE GESTÃO DE CONHECIMENTO? 12
TEATRO SOBRE NEGOCIAÇÃO 14
QUESTIONÁRIO 19
GABARITO 20
INTRODUÇÃO
No nosso trabalho abordamos práticas de como estruturar e criar recursos corretos e necessários a uma negociação. Fazendo analogia ao provérbio chinês, não podemos esperar na margem do rio que o peixe venha para o cesto, temos que tecer a rede e adquirir uma vara de pescar, pois esses são os recursos e estrutura para pescar o peixe.
RECURSO E ESTRUTURA
Antes de se por uma negociação em prática, o indivíduo precisa saber se dispõe dos recursos e estruturas necessários àquela negociação. Por exemplo, uma negociação de cavalos, o indivíduo que tem interesse de comprar, primeiro precisa saber se tem o valor disponível para compra, também se tem um lugar para colocar o cavalo, se dispõe de tempo para tratá-lo e se entende desse tipo de animal.
Precisa ter seus interesses definidos para alcançá-los. Em uma negociação é necessário ter um pedido de oferta, que é semelhante ao edital de uma licitação, onde ficam definidas as regras de ambas as partes, definem o andamento da negociação, seus limites e flexibilidades. É importante ter em mãos, em fácil acesso, as informações coletadas para a negociação, pois podem sofrer alterações e incorporações durante o desenvolvimento e isso é importante para a estrutura de negociação que está sendo criada. Primeiro é definido o objetivo e depois produzido o recurso: conhecimento, para ser o alicerce na negociação. Gestão do Conhecimento é um conceito