Augusto Comte
-----------------
Augusto Comte nasceu na França em meados da Revolução Francesa, o contexto social e político da época era conturbado, e a propensão desse contexto era de novas ideias populares, e novas formas de visão para mudanças da vida em sociedade, principalmente economicamente.
Ele preocupava-se em elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade da época. Primordialmente valorizando a dignidade do ser humano, a paz, e a concórdia universal.
Para Comte "as ideias conduzem e transformam o mundo" e é a evolução da inteligência humana que comanda o desenrolar da história. Seu pensamento é que nós não podemos conhecer o espírito humano senão através de obras sucessivas - obras de civilização e história dos conhecimentos e das ciências - que a inteligência alternadamente produziu no curso da história.
Comte, em vida, foi influente pelo mundo, no estudo das ciências, sociologia, aspectos religiosos, políticos (econômicos e sociais) e idealistas. Contemporaneamente devido aos fundamentos básicos de suas ideias, ainda desencadeia (inclusive na política do Brasil) influências em quesitos abrangentes.
O positivismo – observação dos fenômenos, percepção. Associa-se as palavras chaves: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático.
Comte é um dos principais percursores do pensamento positivista. - a ciência é a razão.
A lei dos três estados - o estado teológico - ou "fictício" - (forças naturais às quais somos impotentes diante das tais). Fatos por meio de vontades análogas à nossa. Este estado evolui do fetichismo ao politeísmo e ao monoteísmo. – o estado metafísico - (em que o homem projeta espontaneamente sua própria psicologia sobre a natureza, e