Auera
1.0 Introduçao:1
2.0 Funções inorgânicas: 1
2.1 Ácidos: 2
2.12 Ácidos principais: 2
2.2 Bases: 2
2.21 Bases principais: 3
3.1 Sais: 3
3.12 Sais principais: 3
4.1 Óxidos: 3
4.12 Principais óxidos:3
4.122 Óxidos básicos:3
4.123 Óxidos ácidos:3
4.124 Peróxido: 3
5.0 bibliografia:3
1.0 Introduçao:Para facilitar o estudo das substâncias químicas, elas foram divididas em grupos oufunções químicas, que são conjuntos de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, por possuírem estruturas parecidas. As duas principais funções químicas são: funções inorgânicas e funçoes organicas.
Antigamente acreditava-se que as substâncias orgânicas eram aquelas que se originavam de organismos vivos (vegetal e animal); e as inorgânicas seriam as de origem mineral.
No entanto, verificou-se que isso não era correto, pois grande parte das substâncias orgânicas pode sim ser sintetizada em laboratório. 1.1 DISSOCIAÇÃO E IONIZAÇÃO:
Para compreender os conceitos das funções deveremos distinguir os fenômenos de ionização e dissociação.
Observe o fenômeno:
H – Cl + H2O → H3O* + Cl–
Devido à diferença de eletronegatividade entre os átomos de hidrogênio e cloro a ligação covalente é quebrada produzindo íons. Este fenômeno chama-se ionização. A ionização ocorre com alguns compostos moleculares.
Veja agora o fenômeno:
NaCl + H2O → Na*(aq) + Cl–(aq)
Neste fenômeno os íons apenas são separados. O fenômeno será denominado de dissociação. A dissociação ocorre com os compostos iônicos.
GRAU DE IONIZAÇÃO OU DISSOCIAÇÃO (α):
Quando as espécies químicas estão em solução aquosa, nem todas sofrem ionização ou dissociação. A porcentagem de espécies que sofrem estes fenômenos é dada pelo grau de ionização ou dissociação.
2.0 Funções inorgânicas: Sao aquelas constituidas por todos demais elementos quimicos que constituem os acidos, bases sais e oxidos estudados pela quimica inorganica. A quimica mineral os inorganica abrage o