Audição
A produção, a propagação e a percepção do som envolvem conceitos físicos, biológicos, artísticos e psíquicos que perpassam todas as áreas do conhecimento humano. Talvez por isso o som seja um tema naturalmente fascinante para ser estudado em sala de aula, pois facilmente permite a inclusão dos saberes e habilidades dos alunos, muitos dos quais tocam algum instrumento musical. O SOM é talvez um dos temas mais fascinantes tanto por sua diversidade quanto por sua complexidade. A produção, a propagação e a percepção do som envolvem conceitos físicos, biológicos, artísticos e psíquicos que perpassam todas as áreas do conhecimento humano. Afinal, o que diferencia, fisicamente, o barulho e o som musical? Quantas e quais sensações são despertadas por uma seqüência de notas musicais em diferentes pessoas?
O SOM E A AUDIÇÃO HUMANA
O estudo da percepção dos sons por pessoas e animais, principalmente através do sistema auditivo. A Física explica boa parte do funcionamento do corpo humano através da Biofísica que, segundo Durán, ...como área de conhecimento interdisciplinar, tem estado em constante evolução nas últimas décadas, porque pesquisas e estudos mais recentes na ciência da vida levam a novos questionamentos. Na Biofísica são estudados em escala macroscópica e microscópica os comportamentos resultantes dos vários processos da vida, além da interação e da cooperação entre os sistemas altamente organizados de macromoléculas, organelas e células. Os pré-requisitos para seu estudo são conhecimentos fundamentais de Física, Biologia, Química ... (DURÁN, 2003)
Ouvir é um dos cinco sentidos humanos e para que uma pessoa escute, uma gama considerável de eventos precisam acontecer: um som audível deve ser produzido, precisa haver um meio para que esse som se propague e atinja o seu aparelho auditivo, este deve funcionar e transmitir as informações do som (freqüência, amplitude, timbre, localização da fonte sonora) para o nervo auditivo. Este último, por sua