Auditoria em Enfermagem
CONCEITO
É o conjunto de ações utilizadas na avaliação e fiscalização dos prestadores de serviços de saúde e na conferência de contas relativas aos procedimentos executados, do atendimento ao gasto, do custo à qualidade a ser alcançada.
O Auditor de Enfermagem tem por objetivo garantir a qualidade da assistência prestada ao usuário, viabilizar economicamente a instituição, conferir a correta utilização e cobrança dos recursos técnicos disponíveis.
Deve efetuar levantamentos dos custos assistenciais para determinar metas gerenciais e subsidiar decisões do corpo diretivo da instituição. Proporcionar aos usuários confiabilidade e segurança na relação Prestador/ Instituição/ Usuário.
1) A AUDITORIA EM ENFERMAGEM: é a avaliação sistemática da qualidade da assistência prestada ao cliente, sendo esta realizada por meio de observações das anotações de enfermagem no prontuário ou das próprias condições deste. Compreende-se que a auditoria em enfermagem visa o controle de custos, a qualidade do atendimento ao cliente, pagamento justo da conta hospitalar, a transparência da negociação, fundamentada na conduta ética.
2) AUDITORIA DE CUIDADOS: empregada para mensurar a qualidade da assistência em enfermagem constatada por meio dos registros no prontuário do cliente e das próprias condições que este se encontra, e a auditoria de custos que tem por intenção conferir e controlar o faturamento correspondente aos planos de saúde, quanto aos procedimentos feitos , visitas de rotina, comparando e fazendo cruzamento das informações auferidas com as que fazem parte no prontuário.
3) REGULAÇÃO: é a função de fortalecimento da capacidade de gestão que institui ao poder público o desenvolvimento de sua capacidade sistemática em responder às demandas de saúde em seus diversos níveis e etapas do processo de assistência, de forma a integrá-la às necessidades sociais e coletivas. Desta forma temos como objetivo da Avaliação da Assistência.
4)