auditoria de enfermagem
CURSO DE ENFERMAGEM
AUDITORIA EM ENFERMAGEM
DOMINIQUE CRISTINA S. DA COSTA SAKAGAMI
CURITIBA/PR
2006
Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe
Curso de Enfermagem
Auditoria em Enfermagem
Dominique Cristina S. da Costa Sakagami
Trabalho acadêmico apresentado como avaliação da disciplina: Prática Profissional do Instituto de Ensino Superior Pequeno Príncipe.
Professor (a): Kátia
IESPP
CURITIBA/PR
AUDITORIA EM ENFERMAGEM
Auditoria é a avaliação sistemática e formal de uma atividade, por alguém não envolvido diretamente na sua execução, para determinar se essa atividade está sendo levada a efeito de acordo com seus objetivos (Kurcgant, 1991).
A auditoria tem sua origem na área contábil, cujos fatos e seus registros datam do ano 2600 A. C. Porém é a partir do século XII d. C. que esta técnica passa a receber o nome de auditoria, constatando-se na Inglaterra o seu maior desenvolvimento. Com a Revolução Industrial no século XVII, a prática da auditoria recebe novas diretrizes, na busca de se atenderem às necessidades das grandes empresas (Sá, 1969).
Na área da saúde, a auditoria aparece pela primeira vez no trabalho realizado pelo médico George Gray Ward, nos Estados Unidos, em 1918; nesse trabalho, era feita a verificação da qualidade da assistência prestada ao paciente através dos registros em seu prontuário.
Auditoria em enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência de enfermagem, verificada através das anotações de enfermagem no prontuário do paciente e das próprias condições deste.
Um dos primeiros trabalhos de auditoria em enfermagem data de 1955 e foi desenvolvido no Hospital Progress, nos Estados unidos.
No Brasil a auditoria vem tomando impulso nos últimos cinqüenta anos, necessitando ainda de arranjos que melhor