Auditor independente e auditor interno
Este trabalho compreendera as forma de seleção de auditores para uma empresa de auditoria. Conforme a qualidade dos controles internos operacionais e contábeis, da aplicação e obediência às normas fundamentais de contabilidade e do cumprimento dos dispositivos legais, em seus trabalhos de campo.
A auditoria é um trabalho que exige muita disponibilidade e dedicação, levando a que muitos auditores se decidam a enveredar, ao fim de alguns anos, por outras profissões.
Palavras-chaves: Auditor independente e Auditor Interno
INTRODUÇÃO
Normalmente, o perfil do profissional contábil é de uma pessoa centrada, estudiosa e introspectiva. A formação contábil propicia ao profissional um leque de opções de atividades nas quais poderá atuar. Os currículos normalmente não abordam assuntos relacionados a marketing, imagem pessoal, negociação ou temas específicos sobre empresas contábeis. A Carreira de Auditor possuem Vantagens e desafios da área de auditoria, a profissão garante bons salários, mas exige muito comprometimento com viagens, prazos e vários cursos. Para ser um auditor contábil, é imprescindível ter o diploma de ciências contábeis, cinco anos de experiência e aprovação em um exame na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entretanto, graduações como administração de empresas, direito e economia, além de pós-graduação e MBA, são bem-vindas à formação deste profissional.
“O domínio de línguas estrangeiras, em especial inglês e espanhol, são outros diferenciais, já que agora - em busca de uma convergência - estamos em contato direto com os padrões contábeis internacionais”. “Para chegar a sócio, são aproximadamente 12 anos, considerando um desenvolvimento bem rápido. Um tempo bem curto, se comparado ao de outras áreas.”
“Auditoria é sinônimo de educação continuada e requer muita dedicação, além de extremo compromisso. A opinião do auditor é referência para muitas pessoas. Portanto, é uma enorme responsabilidade”.