Elaboração
Gislaine Aguiar **
RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os alunos do Ensino Médio ( 3ª série ) sobre a produção de Artigos Científicos procurando estabelecer, de forma sintética, os principais cuidados a ter na escrita do texto científico. Neste sentido, descreve-se seqüencialmente, os sucessivos componentes para a construção do texto cientifico.
PALAVRAS-CHAVE: Artigo. Pesquisa. Ciência.
1. CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório escrito, dos resultados de investigações ou estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de divulgar e tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado (as teorias que serviam de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas no processo de investigação ou na análise de uma questão. Assim, os problemas abordados nos artigos podem ser os mais diversos: podem fazer parte, quer de questões que historicamente são polemizadas, quer de problemas teóricos ou práticos novos.
2. ESTRUTURA DO ARTIGO O artigo possui a seguinte estrutura:
1.Título 2. Autor (es) 3. Epígrafe (facultativa) 4. Resumo e Abstract 5. Palavras-chave; 6. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual e conclusão), 7. Referências.
2.1- TÍTULO Deve compreender os conceitos-chave que o tema encerra.
2.2- AUTOR (ES): O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética.
2. 3- EPÍGRAFE É um elemento facultativo, que expressa um pensamento referente ao conteúdo central do artigo.
2.4- RESUMO e ABSTRACT Texto,