AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna é uma atividade independente e um de seus principais objetivos é atender as necessidades da empresa auxiliando-a atingir seus objetivos a partir de uma abordagem sistemática e disciplinada para poder melhorar a eficácia dos processos.
Tem um papel importante na empresa quando detecta riscos, falhas, erros e tem a função de corrigi-los para que a mesma tenha um melhor desempenho e funcionamento.
Segundo Crepaldi (2007, p. 25):
Constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações fiscais, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
VANTAGENS DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
A auditoria interna ocupa uma posição privilegiada nas organizações, pois pode visualizar toda a estrutura funcional da entidade e demonstrar onde há falta de comunicação, ineficiências, e propor ideias para que os departamentos se integrem mais e eliminem erros. As principais vantagens da auditoria interna são:
Fiscaliza a eficiência dos controles internos;
Assegura maior correção dos registros contábeis;
Opina sobre adequação das demonstrações contábeis;
Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;
Contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação empresa;
Aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos; garante maior atenção e rigor dos funcionários contra erros e evita fraudes.
DESVANTAGENS DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
Pelo fato do auditor interno trabalhar continuamente dentro da empresa, isso pode trazer desvantagens para a mesma, sendo algumas: laços de amizade que o auditor interno estabelece com os demais funcionários, podendo gerar afrouxamento dos controles e do rigor dos exames; a rotina do trabalho pode fazer com que o auditor examine somente o que lhe apresentarem, deixando de levantar e examinar os controles em geral.
DIFERENÇAS ENTRE