ARQUITETO HUGO ALVAR HENRIK AALTO
ARQUITETO HUGO ALVAR HENRIK AALTO, finlandês, (1898-1976).
Grande expoente da arquitetura moderna mundial que vem de um país no qual, assim como no Brasil, o movimento moderno não surgiu em um processo gradativo, mas originou-se a partir da conjuntura de fatores propícios, através de uma expansão rápida e profunda e a partir da busca de uma identidade nacional, uma vez que até então a produção arquitetônica finlandesa estava muito ligada as dos seus dominadores (Rússia e Suécia).
Corrente arquitetônica, chamada de arquitetura organicista, influenciada pelas ideias de Frank Lloyd Wright, que se desenvolveu ao redor de todo o mundo, tendo como um dos seus principais expoentes na Europa, o arquiteto finlandês Alvar Aalto. Essa corrente arquitetônica acreditava que um edifício deveria ser projetado como um organismo vivo e que isso influenciaria na qualidade de vida dos seus habitantes. Os defensores dessa corrente acreditavam que as funções do projeto se expressavam em formas e linhas elegantes, procurando um efeito de beleza e expressando fielmente sua finalidade a sua época.
Os ideais de Alvar Aalto, eram baseados em uma nova paisagem urbana como um abordagem de design humanista que pensa a natureza como parte integrante do projeto e a arquitetura como capaz de contribuir para uma cidade mais democrática.
Gunnar Asplund, arquiteto sueco influente nos projetos de Alvar Aaalto.
Arquiteto Erik Bryggman, arquiteto que possuía muitos conhecimentos a respeito das últimas tendências arquitetônicas. Parceria com o arquiteto Alvar.
Entra em contato com os princípios funcionalistas e racionalistas do Internacional Style, presentes em obras de arquitetos como Le Corbuiser, Walter Gropius, Mies Van der Rohe.
Obras influenciadas pelo funcionalismo, Biblioteca de Viipuri e o Sanatorio de Paimio.
Obra: Pavilhão Finlandês.
Obra: Dormitorios para estudantes do MIT, EUA.
Após a morte de sua esposa e a o termino da