Hugo
Hugo Alvar Henrik Aalto foi um arquiteto finlandês cuja obra é considerada um exemplar da vertente orgânica na arquitetura moderna da primeira metade do século X.
Seu pai, Johan Henrik Aalto, foi um agrimensor finlandês e sua mãe, Selly (Selma), Matilda (née Hackstedt) foi uma administradora de agência de postagens. Quando Aalto tinha 5 anos, a família mudou-se para Alajärvi , e de lá para Jyväskylä no centro da Finlândia . Aalto estudou na escola Liceu de Jyväskylä, para completar sua educação básica em 1916. Em 1916, começou então a estudar arquitetura na Universidade de Tecnologia de Helsinki , graduando-se em 1921.
Em 1923 ele voltou para Jyväskylä , onde abriu seu primeiro escritório arquitetônico. No ano seguinte, casou-se com a arquiteta Aino Marsio . Em sua viagem lua de mel para Itália seria selado um vínculo intelectual com a cultura do Mediterrâneo, foi a região que continuou a ser importante para Aalto para o resto de sua vida. Aalto mudou seu gabinete para Turku em 1927, e começou a colaborar com o arquitecto Erik Bryggman . O escritório mudou-se novamente em 1933 para Helsinki.
Aino e Alvar
O Aalto projetou e construiu uma casa comum e escritório (1935-1936) para si próprio em Munkkiniemi , Helsinki, mas mais tarde (1954- 1956) teve um escritório construído no mesmo bairro. Aino e Alvar Aalto tinham dois filhos, uma filha Johanna "Hanni" Alanen Aalto, em 1925, e um filho Hamilkar Aalto, 1928. Em 1926, o jovem Aalto projetou e construiu uma casa de verão em Alajärvi, Villa Flora. Aino Aalto morreu de câncer em 1949. Em 1952 casou-se com a arquiteta Aalto Elissa Mäkiniemi (falecida em 1994), que tinha trabalhado como assistente no escritório dele. Em 1952, Aalto projetou e construiu uma casa de verão, a chamada Casa Experimental, para si e sua nova esposa em Muuratsalo no centro da Finlândia. Alvar Aalto morreu em 1 de maio de 1976, em Helsinki.
Alvar Aalto