ensino -aprendizagem
O ensino-aprendizagem na educação infantil é um tema que requer um conhecimento que nós professores e educadores adquirimos com a experiência da aprendizagem, que permita que a criança construa todo o conhecimento necessário para o seu desenvolvimento . Para se ensinar é preciso conhecer o que se pretende ensinar e usar o modo mais adequado para esta tarefa. Na realidade, para que ocorra a aprendizagem é preciso encontrar melhores caminhos como de experiências reais e alcançar respostas conquistadas e satisfatórias.
Ensinar é transmitir, comunicar as experiências que se aprendeu e fazer despertar o interesse das crianças. No ensino-aprendizagem a teoria e a prática estão relacionadas, pois o professor deve considerar em sua prática a perspectiva reflexiva e crítica, sem desconsiderar os saberes dos alunos, estabelecendo assim uma troca de conhecimentos, pois não existe teoria sem prática, contudo o conhecimento não é acabado, não tem fim, está sempre mudando e se renovando.
A aprendizagem na educação infantil, onde consideramos o alicerce da construção, os modos de transmissão podem ser a palavra, a imagem, jogos, música ou o objeto; e o agente desta transmissão pode ser o educador ou o professor. Ter um conhecimento bastante preciso é indispensável para que o educador haja com coerência, pois seja qualquer o nível em que se situa a criança ela invente os seus próprios caminhos que permitam que elas aprendam e se tornem seres pensantes, participativos, criativos e críticos.
Para o professor ensinar pode ser uma tarefa que requeira esforço, dedicação, sacrifício e valorização da pesquisa, pois o professor que planeja estuda e prepara a aula é um eterno aprendiz. Ensinar de forma diversificada caracteriza-se na construção do processo ensino-aprendizagem , de forma que ajude o aluno a lidar com conceitos, argumentar e resolver problemas do cotidiano. O ensino impulsiona o desenvolvimento cognitivo na criança, este professor deve ser um