Auditor ambiental
Com a crescente procura por qualificação profissional, aumentou também a busca por informações na área ambiental, já que esta é a “bola da vez”. Muitos profissionais pensam em iniciar carreira nesta área, mas não sabem ao certo quais as atribuições de um profissional estabelecido, apenas “escutam falar” que a remuneração é boa e isto basta para aguçar o desejo do sucesso profissional e financeiro. Pois bem, afinal, o que faz um auditor ambiental?
A Auditoria Ambiental é uma avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva do fundamento da organização. Ela busca não conformidades tomando como referência uma norma, dependendo do objetivo da organização. No entanto, a auditoria pode ser realizada em um setor, processo ou na empresa como um todo.
O Auditor Ambiental é o profissional que irá desenvolver estas atividades. Juntamente com uma equipe previamente montada, o auditor busca comparar o que está sendo executado na prática com o estabelecido na norma de referência adotada. No entanto, há uma série de passos que devem ser seguidos para realização de uma auditoria, sendo necessária a realização de uma reunião de abertura, a coleta de evidências, constatação da auditoria, reunião de encerramento e, ao final dos trabalhos, a elaboração do relatório de auditoria. Estas etapas, fundamentais para realização de qualquer auditoria, devem ser seguidos independente de qual for o tipo de auditoria realizada (1ª, 2ª ou 3ª parte), ou seja, independente de ser uma auditoria interna e externa.
A montagem de uma boa equipe de auditores é muito importante, assim como a correta elaboração do check list de auditoria e do plano de auditoria.
As atividades são minuciosas e detalhistas, se tornando muito criterioso o decorrer de uma auditoria. No entanto é realmente muito bom trabalhar nesta área, sendo essencial o profissional gostar do que faz.
Conceituação
A auditoria ambiental consiste em processo sistemático de inspeção, análise e