apresentação
Pré-Auditoria
Planejamento da Auditoria
O planejamento é essencial para que sejam definidos os elementos-chave de uma auditoria ambiental: o objetivo: o escopo: os critérios: os recursos necessários: a equipe de auditores e respectivas responsabilidades; e as datas de realização da auditoria in loco.
Definição do Objetivo
Defina-se nesta etapa se a auditoria pretende verificar a conformidade da empresa com a legislação, com sua política em segurança e saúde do trabalho, com seu sistema de gestão em segurança e saúde do trabalho, dentre outros possíveis objetivos. Deve-se evitar a definição de inúmeros objetivos, o que pode confundir e dificultar a atuação dos auditores.
Definição do escopo
Escopo é o local onde será realizada a auditoria. Deve ser clara e objetiva, estando de acordo com o objetivo.
Localização geográfica – defina-se aonde será realizada a auditoria, isto é, que atividades dentre as localizadas em uma determinada cidade, estado ou país. Para empresa/corporação que tenha diversas unidades em uma mesma cidade/estado, recomenda-se a escolha e uma delas para a aplicação da primeira auditoria, seguida, paulatinamente pelas demais.
Limites organizacionais – defina-se os limites organizacionais da auditoria, isto é, se a auditoria será aplicada em toda a organização: em alguma de suas unidades, ou em alguma área funcional (produção, armazenagem, comercialização, etc.) da organização; ou de alguma unidade. Objeto de auditagem – defina-se o que será auditado, isto é, se a auditoria de segurança do trabalho, será aplicada em conjunto com auditorias de saúde, ambiental, qualidade do processo produtivo, analise de riscos, etc.
Período – defina-se o período, isto é, a data a partir da qual serão levantadas as informações e as evidencias de conformidade e de não-conformidade da unidade submetida a auditoria. Esta é estabelecida de acordo com fatores como objetivo da auditoria,