Bioquímica
EXAMES PARASITOLÓGICOS
Acadêmico: Giovanny Straube
Curso: Biomedicina
Periodo: 3º
Disciplina: Parasitologia
UNIÃO DA VITÓRIA, MAIO DE 2012
INTRODUÇÃO
EXAMES PARASITOLOGICOS
Exame de Fezes
O exame de fezes engloba as análises macroscópicas, microscópicas e bioquímicas para pesquisar possível presença de sangramento gastrointestinal, distúrbios hepáticos e dos ductos biliares e problemas de mal absorção, bem como a presença de parasitas e bactérias patogênicas.
Este exame é recomendado em determinadas situações, como:
Avaliação das funções digestivas;
Dosagem da gordura fecal;
Pesquisa de sangue oculto;
Pesquisa de ovos de parasitas;
Coprocultura.
Os exames de fezes normalmente realizados são: protoparasitológico, cultura de fezes, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de Isospora sp. e Cryptosporidium sp., pesquisa de gordura, pesquisa de Enterobius vermiculares.
Pesquisa de Enterobius vermiculares
A colheita das fezes deve ser feita pela manhã, sem que o paciente tenha realizado a higiene anal naquele dia. Este deve utilizar uma fita adesiva de 10 cm, transparente, contornando-a no fundo de um tubo de ensaio deixando a parte da cola externamente. Os glúteos devem ser afastados para expor o ânus e a fita deve ser aplicada diversas vezes na região perianal. A região aderente da fita deve ser colada em uma lâmina, evitando que se formem bolhas de ar e pregas. Por conseguinte, a lâmina deve ser identificada e enviada ao laboratório.
Protoparasitológico
Este tipo de exame de fezes é feito para pesquisa de helmintos e protozoários nas fezes.
O paciente deve evacuar em um recipiente limpo e seco e transferir uma porção das fezes que acabou de liberar para o frasco coletor, tomando cuidado para não ultrapassar a metade do deste. O paciente não deve fazer o uso prévio de laxantes ou supositório. O material deve