motor de corrente continua
Motores Elétricos de Corrente Contínua - Enrolamentos
Mococa, 17 de Março de 2013.
Professor: Neto
Motores elétricos de corrente contínua
Enrolamento da armadura
Os enrolamentos da armadura, que na máquina CC ficam posicionados no rotor, são sempre de pólos lisos e são distribuídos igualmente nas ranhuras adjacentes ao entreferro em volta da periferia da armadura. Essencialmente, há dois tipos, dependendo do tipo de fechamento ou reentrada do enrolamento: enrolamentos de circuito fechado, empregados nas máquinas de CC; e enrolamentos de circuito aberto, empregados usualmente em máquinas de CA (motor síncrono e motor de anéis).
As bobinas da armadura usadas em grandes máquinas CC são geralmente enroladas na sua forma final antes de serem colocadas na armadura. As bobinas pré-fabricadas são colocadas entre fendas do núcleo laminado da armadura. Há duas formas de se ligar as bobinas, enrolamento imbricado e enrolamento ondulado, ambos são enrolamentos de circuito fechado ou em série.
Enrolamento Imbricado
Num enrolamento imbricado simples, as extremidades de cada bobina são ligadas a segmentos comutadores adjacentes (figura abaixo). Dessa forma, todas as bobinas ficam ligadas em série. Num enrolamento imbricado duplo, há, na verdade, dois conjuntos separados de bobinas, cada conjunto ligado em série. Estes dois conjuntos de bobinas são ligados entre si somente através das escovas. Analogamente, um enrolamento imbricado triplo é formado por três conjuntos separados de bobinas ligados em série. Num enrolamento imbricado simples, uma única escova faz o curtocircuito entre as duas extremidades da mesma bobina.
Enrolamento imbricado de máquina CC.
Enrolamento ondulado
Num enrolamento ondulado, as extremidades de cada bobina são ligadas aos segmentos do comutador com dois pólos de intervalo (figura abaixo). Em vez de curtocircuitar uma única espira, a escova faz curto-circuito em um pequeno grupo de espiras