projeto
Introdução
A conexão entre efeitos ambientais e resultados financeiros é do maior interesse para as organizações. É necessário definir qual o impacto ambiental. Qual o controle deste impacto pode ser exercido e quais as consequências financeiras para o negócio.
Então fazer esta conexão é o desafio para as empresas e para a contabilidade, assim como para as interessados em proteção ambiental. A contabilidade ambiental trata da demonstração de eventos e transações ambientais, que afetam ou que possam vir a afetar a situação econômica e financeira da empresa a contabilidade do meio ambiente tem crescido de importância para as empresas, porque tópicos relacionados à disponibilidade e/ou escassez de recursos naturais e poluição do meio ambiente tornaram-se objeto de debate econômico, político e social em todo mundo. A gestão ambiental ela atua preventivamente em todo processo produtivo, como: evitando impactos sobre o meio ambiente por meio de um conjunto de ações, que incluem controle de emissões tóxicas, reciclagem de resíduos etc.
Se a empresa conseguir demonstrar avanços em termos de uso tecnológico ambientais poderá angariar benefícios adicionais, como menos taxas e multas por danos ambientais, menores custos de produção e de disposição de resíduos, além de Ter acesso a melhores oportunidades de negócios. Dentre da contabilidade ambiental, se originou uma nova prestação de serviço denominada “auditoria ambiental”. A auditoria ambiental encontra-se em processo de evolução na sua conceituação quanto na delimitação do âmbito de sua atuação e dos verdadeiros responsáveis pelos seus informes e pela sua vocação. Em sua fase inicial, este tipo de auditoria visou ao cumprimento obrigatório pelas entidades auditadas da divulgação de contingências ambientais sob o ponto de vista financeiro.
Contemporaneamente, vem sendo gradativamente incluído na gestão organizacional, sob o chamamento mundial de que se torna necessário atender aos