ATUAÇÃO PROFISSIONAL
7.1 Introdução
O contabilista, por sua formação, pode ser chamado de duas maneiras. Quando a sua formação se dá no ensino superior é denominado de Contador, e Técnico Contábil quando obteve sua formação no ensino médio.
Segundo o Código de Ética Profissional dos Contabilistas, existem algumas profissões que são privativas dos contadores, que podem ser apontadas como área de atuação dos contabilistas, entre outras: contabilidade privada ou pública, perícia contábil, auditoria interna ou independente, controladoria, consultoria, ensino etc. Podendo o Contador, atuar nestas áreas como, empregado, empregador ou profissional liberal. Ainda, da mesma forma que quaisquer outros profissionais, de acordo com seus conhecimentos e a capacidade que possuem, os contabilistas podem atuar em outras áreas que não estas diretamente relacionadas com a Contabilidade.
Na sua profissão, o contabilista lida com informações estratégicas e confidenciais, trabalhando dentro de qualquer empresa pública ou privada. Seus valores éticos são colocados a prova diariamente. Adicionando- se a esse fato, outros fatores não menos importantes marcam a atividade do profissional de contabilidade, entre esses fatores dois merecem destaque: o primeiro está relacionado com o fator humano e o segundo diz respeito aos recursos próprios ou de terceiros, disponíveis para exercer sua atividade.
7.2 Administrando pessoas
O comportamento esperado do contabilista, enquanto administrador de pessoas é o mesmo esperado de qualquer outro profissional na mesma situação. A discussão a respeito da administração de pessoas passa, obrigatoriamente, pela discussão da questão da liderança.
Qualquer que seja o conceito utilizado para descrever um líder é certo que ele sempre terá a responsabilidade de conduzir pessoas com o intuito de alcançar determinado objetivo. Uma parcela significativa dos contabilistas assume papel de liderança em seu cotidiano, seja atuando de forma