Atuação do Técnico em Laticinios nos setores de: Varejo, Cooperativa, Indústria e Fazenda
2. Desenvolvimento
2.1 Varejo Varejo caracteriza-se como a venda de produtos, ou a comercialização de serviços em pequenas quantidades. É também a venda direta ao comprador final.os principais setores varejistas no Brasil são: supermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuário, materiais de construção, móveis e decoração e postos de gasolina e eletroeletrônica.
Ao contrario do que se pensa o varejo não se trata apenas da venda de produtos. Ele abrange também serviços como: academia, salão de beleza, hotel, entre outros. O varejo é milenar, pois nasceu junto com os humanos. Ele vem desde as formas primitivas de escambo, passando pela evolução mercantilista que envolvia as primeiras troas monetárias, até as formas de comercialização moderna, a qual envolve dinheiro, cartões e talões. A origem do varejo surgiu em Atenas. Já no Brasil, teve inicio durante o período Brasil-colônia, entretanto tal varejo só foi oficializado no 2° Império, com o surgimento das estradas férreas, apareceram os primeiros estabelecimentos comerciais, que evoluem até hoje. O varejo mantém uma relação íntima com a política econômica do governo, porque é extremamente sensível às oscilações do mercado.
Essa área tem características especificas e fundamentais, de grande importância, como: o atendimento, a exposição (o chamado também de visual merchandising), o ponto comercial (ou geomarketing) e é grande gerador de empregos. A principal característica a comunicação com o consumidor, sem a preocupação com marcas ou produtos, mas sim nas estratégias de promoções a um relacionamento cordial entre empresas e consumidores. Em resumo, o foco do marketing de varejo não é só vender um produto, mas também atuar para a construção de uma parceria sólida com os