Atrito
Atrito, em física é o componente horizontal da força de contato que atua sempre que dois corpos entram em choque e há tendência ao movimento. É gerada pela aspericidade dos corpos. A força de atrito é sempre paralela ás superfícies em interação e contrária ao movimento relativo entre eles.
A força de atrito é calculada pela seguinte relação:
Onde: μ: coeficiente de atrito (adimensional)
N: Força normal (N)
1. OBJETIVO
Investigar o movimento descrito pelo corpo, através de medidas de tempo.
2. MATERIAIS
1. 01 – dinamômetro de 2N
2. 01 – dinamômetro de 5N (3,5)
3. 01 – bloco de madeira com gancho (m=3,6)
4. 01 – bloco de madeira emborrachado com gancho (m=3,5)
5. 01 – placa de PVC branca com furo
6. 01 – rampa com régua de 400mm
7. 01 – manipulo cabeça de plástico com porca borboleta
8. 01 – manipulo de latão recartilhado
9. 01 – transferidor de 90º com seta indicadora
3. PROCEDIMENTO E RESULTADOS
Medimos a massa dos dois blocos de madeira com dinamômetro de 5N. O bloco de madeira com gancho apresenta massa igual a 3,6 e o bloco de madeira emborrachado apresenta massa igual a 3,5.
Experiência 1 Após medirmos a massa dos blocos, posicionamos o bloco de madeira com área menos voltada para baixo, sobre a placa de PVC e pegamos o dinamômetro de 2N para puxarmos o bloco vagarosamente, fazendo a leitura da força aplicada sobre o mesmo. Inicialmente, aplicamos uma força de 0,2N, porém, o bloco não se moveu, então aplicamos uma força de 0,4N. Entretanto, o bloco só se moveu com a aplicação da força de 0,6N. Quando se aumenta gradualmente a força aplicada, nota-se que o bloco entra em movimento, então foi encontrado o menor valor aproximado da força aplicada que iniciou o movimento do bloco de madeira (0,6N). Assim a força de atrito estático Fate=0,6N. Como a massa do bloco é igual a 3,6N, a força normal da reação também apresenta o mesmo valor (3,6N) , portanto o