Glossário Finanças Públicas
Os mercados institucionais não objetivam lucros com as suas compras e tem limitação de recursos e objetivam a complementação do serviço/produto que prestam. Podemos citar como exemplo escolas, hospitais, creches, banco de leite, etc.
Rivalidade no consumo (exemplificar);
Rivalidade no consumo é quando a compra/utilização de um bem/produto por você não permite que outro compre/utilize determinado bem/produto. Por exemplo num supermercado, você compra um pacote de arroz, outro não pode comprar o mesmo pacote de arroz, pois você reduziu a quantidade disponível desse produto.
Exclusão de consumo (exemplificar);
Exclusão de consumo refere-se ao possível impedimento de uma pessoa ou grupo ao consumo de determinado produto/serviço, por escassez, por falta de pagamento por este serviço, etc. Como exemplo podemos citar a internet banda larga, pois para podermos usufruir deste serviço temos que pagar uma mensalidade para a operadora.
Bem público (exemplificar);
Bem público, são bens que se consumidos não interferem no consumo de outras pessoas, os bens públicos são não-rivais e não-exclusivos, sendo um exemplo a luz do sol, pois todos utilizam e ninguém paga nada por isso.
Bem privado (exemplificar);
Bem privados são aqueles com provisão de mercado que não podem ser compartilhados por todos até mesmo dentro da própria sociedade em que vive, ou seja, é excludente e rival. Como exemplo podemos citar caneta, roupas, etc.
Bens de uso comum (exemplificar);
Bens de uso comum, são bens rivais e a exclusão é cara, ou seja, são destinados ao uso de toda a população mas é oneroso. Podemos citar como exemplo os mares, rios, praças, parques.
Externalidades negativas e positivas (exemplificar);
Externalidades são os efeitos causados, positivos ou negativos, sobre quem não participou diretamente de sua produção, causando assim consequências para terceiros. Uma externalidade é negativa quando, por exemplo, uma empresa de descarte