atracao e selecao
Ao longo do tempo foram se consolidando os procedimentos tradicionais.
Mais recentemente, desenvolveu-se um novo método de seleção no mercado de trabalho. Trata-se da seleção por competências, que torna o processo de seleção mais ágil e objetivo por ter a perspectiva de resultados no cargo e na função como foco principal. O grande objetivo da seleção por competências é criar um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, isto é, elaborar um mapeamento de competências que façam parte das estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho. A seleção por competências traz inúmeros benefícios para a organização, além da redução de tempo e despesas têm-se mais segurança na hora de escolher o candidato, pois este tenderá muito pouco a mentir expressando-se com mais liberdade e citando um fato efetivamente ocorrido, garantindo a empresa uma contratação bem sucedida. Neste estudo apresenta-se o processo de seleção por competências no contexto da gestão de recursos humanos, e como o mesmo veio ganhando importância e relevância para a empresa contemporânea na difícil e necessária tarefa de retenção de talentos. 2 Palavras-chave: Competência, Recursos Humanos, Retenção de
Talentos.
INTRODUÇÃO O contexto da Gestão de Pessoas é representado pela íntima interdependência das organizações e das pessoas. É representado por pessoas e organizações.
Se de um lado temos as organizações que precisam das pessoas a alcançar resultados, do outro temos as pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Desta junção, temos a moderna Gestão de Pessoas.
Observa-se, no entanto, que isso depende de várias questões, tais como: a cultura da organização, o