ATPS C
Centro de Educação à Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profª. Ma. Cristina Vinholi de Brito
Tecnologia em Recursos Humanos
Ana Paula Barbosa da Silva – 4314775596
Deyse Rezende da Costa Loredo – 4340834080
Gabriela Hipolito Dotto – 3833682201
Monica Rodrigues Coelho – 3808638425
Rosemeri Cristina Amari de Carvalho – 3876736929
Campinas – SP
2012
Introdução:
Administrar uma empresa exige muito planejamento, organização e controle.
O comportamento individual e os grupos em situação de trabalho constitui o ambiente de estudo do Comportamento Organizacional. Há uma investigação profunda de questões relacionadas com o dia a dia em vários aspectos: liderança, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Embora no trabalho o estudo do comportamento humano seja rígido, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e há uma busca de várias situações para entender as relações de causa e efeito e isso reflete no que elas estudam e no quão é difícil explicar suas ações. Os conceitos de eficiência e eficácia possuem significados distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa. A eficácia é a capacidade de realizar objetivos e eficiência é utilizar produtivamente os recursos e é através dessas definições que podemos concluir se uma determinada organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se há algo que deve ser transformado.
Capítulo 1
Conceito: O que é Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo da organização ou estrutura de uma área, como por exemplo, a Administração, que avalia o comportamento das pessoas que trabalham na empresa. Através desta organização, conseguimos distinguir comportamentos individuais do funcionário e assim poder direcioná-lo a uma determinada área dentro da empresa para conviver