ATPS C
Pedro Gomes da Silva João José dos Santos Ceciliana
Maria dos Santos Maia Pereira
Thiago Ribeiro Testa Godinho
Lindomar Silva Almeida
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas.
Gestão de Recursos Humanos – Comportamento Organizacional
Relatório 1
As mudanças organizacionais são refletidas diretamente na mudança de comportamento das pessoas, tanto em nível individual como grupal. Existe uma tendênciado ser humano à estabilidade e às formas já estabelecidas de se adaptar ao trabalho. Os processos de mudança requerem uma nova forma de pensar, agir, comunicar e se interrelacionar.
Porém, uma das maiores dificuldades na implementação de tais modificações é a resistência do homem, considerando que a organização é composta por interesses, poder,cultura e outros fatores. A primeira charge demonstra um chefe autorista, totalmente autoritário, que não aceita mudanças, nem opiniões, diferente de um líder que vai a frente de seus liderados, mostrando o caminho e quando enxerga que seus liderados estão prontos delega e acompanha.
A segunda charge refere-se a um colaborador que tem capacidade e inteligência, porém espera pelo outros para agir, tudo ele tem um ponto de escape para amenizar seu erro ou dar desculpas.
A mudança social se faz pela aprendizagem de um individuo e seus valores, mas a aprendizagem não é algo simples, é necessária uma aprendizagem constante para que haja conhecimento, conhecimento este que gere resultados favoráveis ao individuo e há organização.
A mudança organizacional é definida como um processo visa capacitar os membros da organização a promover mudanças que se julga necessária para os objetivos da organização.
A percepção é uma tomada de consciência, é o ponto de partida para qualquer aprendizagem, dela surge motivação, desta forma descongelamos, desmanchamos antigos padrões de comportamento, tirando velhos hábitos e buscando novas percepções.
Desta forma buscamos