ATPS C
Um vetor é um tipo de variável capaz de armazenar uma coleção de dados do mesmo tipo.
Os dados são armazenados em um local na memória e são indicados por um número natural, a partir de 0, denominado índice, os dados armazenados num vetor ganham o nome de item.
Para declarar um variável como sendo um vetor, devemos utilizar o sufixo [n], sendo n um valor inteiro positivo que estabelecerá o tamanho do seu vetor. Por exemplo: char nome[6];
O exemplo cria um vetor de seis posições, cada um das posições poderá armazenar um caractere.
Na verdade, com está única declaração, criamos as variáveis nome[0], nome[1], nome[2], nome[3], nome[4] e nome[5], conforme será ilustrado na Figura 1.1.
Figura 1.1 – Representação de um vetor na memória do computador.
Como vocês podem verificar no exemplo acima, a indexação inicia-se em 0, o último item de um vetor de tamanho n é armazenado na posição n-1.
Exercício 1.1
O Exercício 1.1 ilustra uma situação em que precisamos usar um vetor. O programa que resolve este problema é apresentado na Figura 1.2 logo abaixo.
Leia uma sequência de cinco números e exiba-os em ordem inversa.
Figura 1.2 – Tela de execução para um programa que resolve o Execício 1.1.
A lógica desse programa é simples. Basta ir lendo os números e guardando os mesmos nas posições do vetor, da esquerda para a direita, ou seja, em ordem crescente do 0 até n-1; em seguida, após o completo preenchimento do vetor, os itens são acessados da direita para a esquerda, ou seja,
ATPS – programação estrutura II, conteúdo baseado no livro Algoritmos e Lógica de programação em C – uma abordagem didática.
do n-1 até 0 e exibidos então.
Script 1.1 – Script de resolução do Exercício 1.1.
1.2 Vetor com tamanho variável
De acordo com o padrão ISO, o tamanho de um vetor também pode ser indicado por uma variável. O Exercício 1.2 ilustra uma situação em que isso é necessário.
Exercício 1.2
Leia uma sequência de n números e exiba-a